quinta-feira, 16 de março de 2017

Biografia de Antonia Marques Pereira

Biografia de Antonia Marques Pereira


Antonia Marques Pereira (Dona Toínha) nasceu no dia 16 de março de 1922, no Sítio Cancão de Tabira – PE. Era a terceira filha dos nove filhos do casal Manoel Marques da Silva e Maria Cecília de Deus. Seu pai era conhecido como Deca Marques, era pedreiro e, na época, construiu a maioria das casas no centro de Tabira. Sua mãe assumiu a nobre missão de doméstica, pois criou os filhos na simplicidade de uma família pobre, mas com muito amor e respeito a Deus e ao próximo.
Aos treze anos, Dona Toínha ficou órfã e teve que assumir o lugar de mãe para fazer as tarefas domésticas e criar seus seis irmãos menores, pois os dois irmãos mais velhos já haviam casado. Dias após a morte de sua genitora, o pai casou-se com a Senhora Maria Lustosa da Silva, com quem teve mais nove filhos, os quais também receberam os cuidados de Dona Toínha. Sua infância foi marcada por muita luta, zelo e dedicação à família.
Foi aluna estudiosa e comprometida da Professora Silvana Silveira e Silva até 3ª série do Ensino Fundamental. Estudou na Escola Municipal de Tabira e, por falta de oportunidade, teve que deixar os estudos e prosseguir com sua missão de irmã cuidadosa, dedicada e protetora.
Aos 18 anos casou-se com o Senhor Manoel Pereira Primo (Caneca), com quem teve nove filhos: Luís Gonzaga, Socorro, Everaldo, Marta, Maria de Lourdes, Luzinete, Fátima, Margarete e Eliane. Criou seus filhos com muito amor e zelo! Sempre acreditou no poder da educação, por isso, não mediu esforços para educar e formar todos os seus filhos.
Católica praticante, devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, membro do Apostolado da Oração do Coração de Jesus, da Irmandade Mariana e da Sociedade São Vicente de Paulo.
Todos os anos, no dia 27 de setembro, Dona Toinha costumava fazer uma singela homenagem a São Cosme e Damião ofertando doces e guloseimas às crianças, uma tradição que seus familiares mantêm até os dias atuais.
Aos 45 anos revelou-se uma excelente parteira, demonstrando assim, o Dom de Deus para com ela. Assistiu centenas de parturientes e nunca cobrou nada de ninguém. Alegre e feliz com o que fazia, Dona Toínha sentia uma verdadeira veneração pelas crianças. Além disso, gostava muito de ajudar as pessoas mais velhas e aos pobres e necessitados. Por esta razão, muitos a chamavam de “MÃE DOS POBRES”.
Muito querida na sociedade, ganhou credibilidade como parteira, tanto é que o médico da época, o Dr. Luís José da Silva Neto, dava-lhe autonomia para examinar as parturientes, pela confiança que tinha no seu trabalho.
Fez estágio para exercer a função de enfermeira no Hospital e Maternidade Maria Gaião Pessoa Guerra, em Tabira, hoje denominado Hospital Municipal Dr. Luís José da Silva Neto. Assumiu com muito amor a função de enfermeira e parteira, foi reconhecida por sua competência pelo médico contemporâneo Dr. Édson Moura, recém-chegado em Tabira neste período.
Aos 63 anos de idade, no dia 27 de setembro de 1985, morre Dona Toínha vítima de Câncer, deixando muita saudade na família, parentes e amigos... Muito lembrada por todos, é exemplo de humildade, determinação, amor e coragem.
No ano de 1991, o Prefeito Rosalvo Sampaio Brito criou a CRECHE DONA TOÍNHA em sua homenagem, hoje denominada ESCOLA MUINCIPAL DONA TOINHA.
No ano de 2004, sua filha Luzinete assumiu a função de Diretora na referida escola e, através de um concurso, criou a Bandeira da escola cujos símbolos foram criados pelos alunos, após conhecerem a história da patrona. Além da bandeira foi criada a biografia e o hino que apresentam a passagem terrena e faz uma homenagem merecida a Dona Toínha.
Seguindo o pensamento de São João, “Ser alegra e fazer de forma excepcional o dever de cada dia”, foi o seu lema.

Tabira, 16 de março de 2017.
Maria Luzinete Marques Pereira.

Eliane Maria Marques Pereira

Um comentário:

  1. Hoje, se tivesse viva, minha mãe estaria completando 95 anos. Mas aos 63 anos de idade, Deus a chamou porque sua vida foi tão intensa aqui na terra, que Ele viu que Dona Toinha tinha cumprido e a sua missão. Por isso,tivemos que aceitar a sua morte. Sabemos que ela está muito bem lá no céu, junto a seu Caneca. Ambos tiveram uma passagem muito bonita aqui. Por isso, estamos conformados e agradecidos a Deus pelos pais que Ele nos deu. Descansem em paz!

    Agradeço a você Dinca , essa homenagem. Grande abraço.

    ResponderExcluir