- Aos agricultores do nosso município o reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho desempenhado cotidianamente. O sustento de uma família depende da disponibilidade do(a) trabalhador(a) rural, que arou a terra, semeou e cultivou, para que ali, o alimento pudesse se estender a todas as famílias.
- Parabéns a cada um/uma que desempenha esse ofício com paciência, firmeza e carinho.
segunda-feira, 27 de julho de 2020
DIA DO AGRICULTOR - 28 DE JULHO
domingo, 26 de julho de 2020
segunda-feira, 20 de julho de 2020
Cadê?
Na
manhã do dia 20 de julho o comunicador do Programa Cidade Alerta da Rádio
Cidade FM de Tabira, cobrou no AR a secretária de saúde do município Zeza que
atentasse as condições mínimas das barreiras sanitárias. O comunicador chegou a
oferecer a pilha “Diga quanto é que eu dou, por exemplo” e completou “Eu dou um
termômetro também, se quiser que eu ajude...eu ajudo também”, disse Anchieta Santos. O mesmo salientou
a importância, uma vez que se desloca de Afogados até Tabira.
É
lamentável e intrigante a situação, uma vez que estados e municípios receberam
os repasses do plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19. Com o
montante no valor de R$ 2.723.411,63 será que não deu para comprar termômetros e pilhas.
O que fizeram com o dinheiro destinado para Tabira? O fato é que a saúde da Terra
das Tradições está na UTI.
quinta-feira, 9 de julho de 2020
Câmara ajusta projeto das fake news
A Câmara dos Deputados ajusta o texto do projeto de lei que trata de fake news e prevê debates para as próximas duas semanas sobre o tema. Depois, o texto será votado pelo plenário.
Procurado pelo blog da Andréia Sadi, hoje, Rodrigo Maia disse que grupos de parlamentares têm discutido alterações no texto aprovado no Senado – em conjunto com senadores, para evitar atritos.
Para Maia, se o texto for vetado pelo presidente Bolsonaro – como Bolsonaro já sinalizou que pode fazer – os vetos serão derrubados pelo Congresso.
No domingo, durante debate na GloboNews, Maia havia dito que a matéria precisa ser construída nas duas Casas, “já que possivelmente haverá veto do presidente”. “Importante que a gente garanta uma maioria absoluta nas duas Casas para, quando a matéria voltar, a gente possa derrubar esses vetos. É uma matéria decisiva”.
No dia 30, o Senado aprovou o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas “fake news”. Defensores dizem que texto combate fake news; para críticos, pode gerar censura na internet.
Por Magno Martins
COVID-19 | Pajeú contabiliza 1.635 casos confirmados, 49 óbitos e 1.168 curas
Serra Talhada passou dos 800 casos de Covid-19 e Tabira dos 200.
Por André Luis
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (08.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, dez cidades registraram sessenta e três novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.635.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 836 confirmações. Logo em seguida, com 201 casos confirmados está Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira estão com 112 casos confirmados cada.
Carnaíba chegou aos 61 casos, Triunfo tem 59, Flores está com 46, Iguaracy está com 35, Calumbi está com 33, Brejinho, e Tuparetama tem 32 casos cada.
Itapetim está com 22 casos confirmados, Quixaba tem 16 casos, Santa Terezinha tem 13, Santa Cruz da Baixa Verde tem 11, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 5 casos confirmados.
Mortes – A região tem no total, 49 mortes por Covid-19. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 14, Carnaíba 6 e Triunfo 6 cada, Tabira 5, Afogados da Ingazeira 4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama, São José do Egito e Flores tem 2 óbitos cada, Itapetim e Calumbi com 1 óbito cada.
Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou setenta e quatro novas curas clínicas, totalizando 1.168 recuperados. O que corresponde a 71,43% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 7h40 desta quinta-feira (09.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Tabira: vereadores entendem que contas de 2014 de Sebastião Dias serão mesmo rejeitadas
Dificilmente o resultado da votação das contas 2014 do Prefeito Sebastião Dias (PTB), rejeitadas pelo TCE-Tribunal de Contas do Estado, no 2º turno, sexta-feira (10 de julho), será diferente do 1º turno, quando o placar foi de 6 a 5 para seguir a orientação do órgão fiscalizador que sugeriu pela rejeição. Assim pensam os vereadores aliados e adversários do prefeito.
Nesta terça-feira (07), a Rádio Cidade FM ouviu o vereador Marcílio Pires (PSB) que disse que o resultado não deve mudar. Mesmo respeitando a decisão do TCE e dos colegas e compreendendo que não houve dolo nem má fé do gestor e até entende que o TSE não caracterizará Sebastião Dias como ficha suja.
O vereador declarou que a argumentação de membros do governo como a Secretária Lúcia Santos, o contador João Guilherme e o procurador Clênio Pires foram suficientes para decidir o voto contrário a orientação do Tribunal.
Já a vereadora de oposição Claudicéia Rocha(MDB) considerou válido o seu pedido de vista. Contou que na segunda-feira, ouviu o contador da Prefeitura e Jurídico da Câmara e entendeu que o TCE tinha razão em indicar pela rejeição.
Ela afirmou que as falhas confrontadas pela municipalidade não lhe convenceram e daí o voto no 1 º turno favorável a rejeição e acredita que no 2º turno não observa possibilidade de alteração do resultado, mantendo assim a rejeição das contas 2014 do Prefeito Sebastião Dias.
Por Anchieta Santos
Câmara de Tabira impõe primeira derrota a Sebastião Dias ao votar contas de 2014
Por 6 votos a cinco, a Câmara de Vereadores de Tabira manteve em primeiro turno
a decisão do TCE de rejeitar as contas de 2014 do prefeito Sebastião
Dias.
Votaram a favor do parecer
Nelly Sampaio, Marcos Crente, Dicinha do Calçamento, Alan Xavier, Didi de
Heleno e Claudiceia Rocha.
Foram contrários, Aldo Santana,
Djalma das Almofadas, Kleber Paulino, Aristóteles Monteiro e Marcílio
Pires.
A votação em segundo turno já
tem data definida: sexta-feira, dia 10 de julho, no mesmo horário.
Dentre os problemas apontados à
época, o fato de o município deixar de aplicar o limite mínimo de 25% na
manutenção e desenvolvimento do ensino. Ainda o descumprimento da Lei de
Responsabilidade Fiscal. O prefeito extrapolou a casa dos 54% com despesa total
de pessoal acima do limite permitido.
O encaminhamento da prestação
de contas ainda estava em desacordo com a orientação TC 18/2014.
Se a decisão for mantida em segunda
votação, Sebastião Dias fecha seu ciclo com nota de improbidade e deve entrar
na relação da Lei da Ficha Limpa, podendo ficar inelegível por até oito anos.
Cairá por terra por exemplo a possibilidade de disputar mandato em 2022.
(Por Anchieta Santos)